Inbound – A empresa atrai o cliente com conteúdos relevantes, buscando transformá-los em leads e clientes, guiando-o por toda a jornada de compra. O cliente é conduzido pelo funil de vendas, começando no topo, onde ocorre o reconhecimento do conteúdo, passando pelo meio do funil, onde objeções são superadas e o interesse no conteúdo aumentado, até chegar ao fundo do funil, onde o produto/serviço é oferecido para compra. Essa estratégia consiste em produzir conteúdo e deixar o cliente ir em busca da compra, gerando muito valor para a marca.
Outbound – Nessa estratégia de marketing tradicional, o produto/serviço é oferecido imediatamente com suas vantagens, “caçando” o cliente em ambientes externos à empresa, em vez de deixá-lo buscar o seu serviço/produto. É uma busca ativa pelo cliente e pode trazer resultados mais rápidos.
Ambas as metodologias são diferentes. No entanto, para obter melhores resultados no marketing da organização, é importante adotar ambas as abordagens. Isso porque a abordagem de cada tipo de cliente é bem diferente em cada uma das estratégias. Com a utilização das duas, o alcance e a valorização da marca aumentam.