Por anos, o Google e a Meta dominaram o mercado de publicidade online, detendo uma grande parcela da participação de mercado anualmente. Entretanto, nos últimos anos, com o aumento constante de usuários na internet, novos grupos têm ganhado força e começam a conquistar uma parte desse mercado.
Empresas como o TikTok e a Amazon estão ganhando cada vez mais espaço nas redes, de acordo com suas perspectivas e mercados específicos. Elas estão superando cada vez mais as duas grandes empresas que detinham grande parte do monopólio da publicidade digital.
Por exemplo, o TikTok está evoluindo com sua própria ferramenta de análise para anúncios em sites, tornando mais fácil anunciar e alcançar grande parte da nova geração de pessoas que se interessam por conteúdo mais jovem.
Já a Amazon segue o mesmo modelo do eBay e do Walmart, liderando o setor de comércio eletrônico com seus anúncios. Cada vez mais, a coleta de informações dos usuários gera mais ramificações para as segmentações de anúncios para possíveis compradores de cada produto.
Assim, para os profissionais de marketing, não é mais necessário ficar preso ao Google e à Meta. Existem outros concorrentes no mercado que, dependendo do nicho, podem trazer mais usuários interessados no conteúdo, atingindo novos patamares que anteriormente não seriam possíveis sem certo nível de investimento.