Hoje temos diversas ferramentas de marketing à disposição, como o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que serve para criar campanhas no Facebook e Instagram, o Google Ads e o Bing Ads para campanhas no Google e Bing, respectivamente.
Mas não basta apenas saber configurar e utilizar as ferramentas. É preciso empregar estratégias para extrair todo o potencial dos anúncios e fazer com que os clientes vendam mais pela internet, seja o seu produto ou serviço, de acordo com a necessidade do cliente.
Podemos dar como exemplo as estratégias para atingir cada etapa do funil de vendas:
Reconhecimento: é a etapa em que os clientes têm o primeiro contato com a marca e ainda estão reconhecendo-a no mercado, tendo dúvidas referentes ao produto e serviço oferecidos.
Engajamento: é a etapa em que ocorre a quebra das objeções dos clientes que já reconhecem a marca e têm um nível de interesse no produto ou serviço, mas possuem algum empecilho que os impede de realizar a compra.
Conversão: é a etapa em que os clientes que já passaram pelas duas partes anteriores do funil e já estão aquecidos e munidos de interesse em comprar e sem objeções são chamados a realizar uma ação, como o envio de uma mensagem para agendar ou comprar um produto ou serviço, ou um acesso ao site para finalizar a transação.
Sem uma estratégia clara, essas etapas podem não prosseguir corretamente, prejudicando toda a jornada de compra do cliente e fazendo com que eles não comprem, mesmo que o anúncio tenha impactado. É importante garantir que os anúncios cheguem às pessoas que realmente são o público-alvo do seu cliente, além de oferecer campanhas específicas para aniversariantes, recém-casados, pais, entre outros.