Os links internos são aqueles que apontam para outra página do seu site. Eles são um poderoso recurso de navegação com impacto direto na Experiência do Usuário, mas também ajudam os mecanismos de pesquisa a compreender a estrutura do site, desempenhando papel importante no SEO.
Quando o assunto é SEO, os profissionais são quase sempre enfáticos sobre a necessidade de obter backlinks de qualidade para aumentar a autoridade do domínio e das páginas do site. Consequentemente, para conseguir rankear bem nas pesquisas. O mesmo vale para os links internos.

Embora o Google esteja mudando a maneira como interpreta a relevância dos conteúdos e usando novos recursos para avaliá-los, o link building não morreu ― até porque uma essa estratégia não se resume a conquistar backlinks!
Muitos webmasters e até profissionais de SEO ainda não entenderam a importância dos links internos para o desempenho dos sites nas buscas. Há, inclusive, quem os enxergue apenas como parte da “burocracia” do processo.
Essa é uma visão incorreta, que pode estar travando seus resultados no Google e em outros buscadores. Afinal, o que realmente são os links internos e como eles podem influenciar o SEO?
Nos próximos tópicos, respondemos essas e muito mais dúvidas sobre o assunto, e ensinamos a montar uma estratégia de links internos capaz de potencializar (e muito) os resultados orgânicos do seu site. Vamos lá?
O que são links internos e qual a diferença para um link externo?
Os links internos são aqueles que apontam para outras URLs do seu site, ou seja, outros endereços do mesmo domínio, incluindo subdomínio e subdiretórios. Os links externos, por sua vez, são aqueles que apontam para URLs de domínios diferentes.
Essa definição é importante para entendermos que os links internos dizem respeito à estrutura de um site em específico, um domínio, e não à marca de uma empresa ou pessoa.
Se você tem um site institucional com um domínio diferente do seu blog, por exemplo, os links entre eles são considerados links externos.